quarta-feira, 30 de abril de 2014

As Pequenas Notáveis

Ele chegou. De repente, atropelando o outono... o frio! Tivemos uma madrugada gelada aqui no Sul de Minas - zero grau em Monte Verde! - e o momento não podia ser melhor para cumprir minha promessa: traduzir as receitas de luvinhas tricotadas sem dedos - projetos pequenos, muito rápidos de confeccionar, e excelentes presentes.


Vou começar pelo modelo mais simples de todos os que encontrei no Ravelry - uma luvinha muito básica que usa menos de 100 metros de fio. No modelo da foto eu usei o fio Akona, da Gedifra; mas é possível usar qualquer fio da espessura do Lã Seda ou Elegance, ou até um pouco mais grosso. Mas quer ouvir minha sugestão do fio nacional ideal? O merino da Fazenda Caixa Dágua, que já mostrei aqui.


Esse tipo de luvinha é tricotada em círculo, com jogo de agulhas para meias - também conhecidas como DPNs, ou Double Pointed Needles - agulhas de duas pontas. Elas se parecem com pauzinhos-de-laranjeira, daqueles usados por manicures. O jogo vem com cinco e aqui no Brasil são difíceis de encontrar; eu gosto das agulhas da marca Pony, vendidas no Bazar Horizonte.

Se você nunca fez tricô circular com agulhas de duas pontas, vai precisar da ajuda de um tutorial e de um pouquinho de treino; neste link você encontrará alguns tutoriais - veja qual deles é mais claro para você. Quando a gente tenta pela primeira vez é uma comédia: parece brincadeira de pega-varetas, tudo desengonçado... mas é bem gostoso depois de pegar o jeitinho! Não desista; você só precisa adquirir a coordenação motora para esse tipo de tricô, e isso só vem com a prática. 

E agora vamos à receitinha:
TENSÃO: aproximadamente 18 pontos/10 cm em ponto meia.

AGULHAS: use a numeração que resulte na tensão acima; a maioria das tricoteiras que conheço tricota bem apertadinho, mas meu ponto é mais frouxo; ou seja, o número da agulha vai variar de pessoa para pessoa.

1) Comece pelo punho: monte 32 pontos e divida em três agulhas: 12 pontos na primeira agulha, 12 pontos na segunda agulha e 8 pontos na terceira agulha. Feche para tricotar em círculo, tomando o cuidado de não retorcer os pontos; coloque um marcador de início de carreira, se desejar (eu não usso esse marcador: sei que estou no inicio de uma carreira por causa do rabinho do fio!)

2) Trabalhe em sanfona de 2 x 2 (2 pontos em meia, 2 em tricô) por uns 5 cm (ou mais, se desejar);

3) Mude para ponto meia e trabalhe duas carreiras simples; 

4) Na terceira carreira em ponto meia você vai iniciar os aumentos para o dedão: faça 16 pontos em meia, coloque um marcador; faça um aumento*, 1 ponto meia, outro aumento, e coloque outro marcador; tricote normalmente em meia até o fim da carreira.

* Esse aumento é daquele tipo em que a gente pega um fio da carreira de baixo com a ponta da agulha e faz um ponto na argolinha resultante. Faça aumentos espelhados: você sempre vai fazer dois aumentos entre os marcadores, então faça um pegando o fio pela frente e o outro pegando o fio por trás. Em inglês esses aumentos são chamados de M1L e M1R ("fazer um ponto à esquerda" e "fazer um ponto à direita"). Se não conhecer, pesquise um vídeo no Youtube. Lá tem de tudo! Nas carreiras com aumento, você vai sempre: passar o primeiro marcador, fazer o aumento, tricotar em meia até o próximo marcador, fazer o segundo aumento, passar o marcador;

5) Você fez uma carreira incluindo os aumentos; agora trabalhe duas carreiras simples, em meia, sem aumentos; apenas passe os marcadores de uma agulha para outra ao alcançá-los;

6) Continue intercalando uma carreira com os aumentos e duas sem aumentos; prossiga dessa forma até que você tenha 13 pontos entre os marcadores;

7) Faça uma carreira simples em meia; na próxima carreira: tricote normal até o primeiro marcador; remova o marcador; arremate os pontos até o próximo marcador; remova o segundo marcador; tricote normal até o fim da carreira;

8) Tricote 7 carreiras normais em meia;

9) Mude para o ponto sanfona; tricote 8 carreiras** e arremate os pontos. Pronto!

** Se você possuir tamanhos variados de agulhas de duas pontas, faça as primeiras 4 carreiras da sanfona final com a mesma agulha que usou desde o início e as últimas 4 carreiras com agulhas menores uma numeração; isso ajuda a sanfona a ficar bem ajustada nos dedos.

Agora vou dar uma dica que aprendi com a Elizabeth Zimmermann (já escrevi sobre ela em outra postagem): não se deixe intimidar por NENHUMA receita. Quando a gente lê parece complicado, mas respire fundo, tenha fé e comece: cada etapa vai fazer sentido no devido tempo.

Logo estarei de volta com outros modelos de luvinhas; mas use sua imaginação e tente incluir variações no modelo acima. Varie os pontos, comprimento do punho, faça sanfonas decoradas... há muitas possibilidades!

Boa sorte, e que venha o inverno!

Nenhum comentário: