segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fazendo Mágica com Lã - II

Na última postagem eu mostrei a forma milagrosa como a blocagem salva até mesmo a peça que parece ter saído mais desastrosamente errado. Desde então, algumas pessoas me escreveram com dúvidas, e aqui vão mais algumas informações sobre o assunto - além de outro exemplo dessa mágica.

As principais dúvidas das pessoas que me escreveram foram: 1) a peça de lã bóia quando mergulhada na água e 2) a peça sai da água enooooooorme, totalmente disforme e aparentemente perdida.

Respondendo uma coisa de cada vez:

A peça de lã bóia, sim, quando a mergulhamos na água; a lã possui propriedades que repelem líquido, e por isso dizem que ela é perfeita quando está nevando: um simples gorrinho de lã proteje a cabeça não só do frio como também da umidade. Da mesma forma; pescadores nórdicos enfiam o pé na água de meia e bota, e afirmam que o pé continua quentinho. Isso na Noruega, na Dinamarca, na Irlanda, na Escócia, na Islândia e outros lugares "fresquinhos"... Por isso, ao mergulhar uma peça de lã é preciso ir apertando suavemente, empurrando para dentro da água e deixando que ela absorva o líquido devagar.

E sim... ao retirá-la da água ela vai estar mesmo molenga e enorme! A impressão que se tem é que está tudo perdido... a fibra da lã é super elástica e expande para valer ao absorver a água.

Mas nada de desespero: primeiro é preciso espremer o excesso de água, depois espremer de novo, delicadamente, dentro de uma toalha bem felpuda. O excesso de água será removido e a peça estará pronta para ser arranjada em uma placa de isopor. Isso é chato, viu? Bem chato. Tem de ter paciência e ir moldando a peça nas medidas planejadas. Tem de alisar bem toda a superfície com as mãos, de forma a tornar os pontos homogêneos. No início desse processo a gente acha que não vai conseguir.

A peça abaixo - a que bloquei mais recentemente - foi tricotada tendo em mente uma medida de busto de 42 polegadas. Quando comecei a arranjá-la na placa, após molhar, a medida do busto era de... 46 polegadas! Quatro polegadas a mais - ou seja, cerca de 10 cm de diferença. Mas no final deu tudo certo, e a aparência do tricô melhorou 100%. Acompanhe:

Suéter ainda nas agulhas; a lã não era uma "brastemp" e não prometia grande coisa...

Suéter pronto: superfície irregular, pontos indefinidos, falta de caimento;

Suéter retirado da água: pontos enooooormes, tudo largão... será que tem jeito?

Peça ainda molhada, mas já arranjada cuidadosamente nas medidas desejadas; agora é só esperar que seque.

Suéter blocado: pontos mais definidos, superfície homogênea, belo drapeado e, principalmente: tamanho certinho!

Que alívio, né?

Outra dúvida que me enviaram foi: fiz tudo direito e a peça não blocou. Bem, nesses casos minha única sugestão é: verifique a composição de seu fio. Fios sintéticos não blocam. Algodão também não; uma peça tricotada em algodão pode ser passada a ferro para melhorar a aparência da superfície, mas o tamanho só vai aumentar mais. Só com a lã natural é possível esse milagre.

Abaixo, mais mágica.  Até a próxima!




Receitas e fios:

Suéter Indigo:
   - a receita é Margot, de Linden Down, gratuita;
   - o fio é o Virgin Wool Deluxe da Ice Yarns.

Colete bordô:
   - Badlands, de Sara Gresbach, à venda no Ravelry;
   - o fio é o 100purewool worsted 3 ply.

Colete vermelho:
   - Mondo Cable Vest, de Bonnie Marie Burns, à venda no Ravelry;
   - o fio é o Queensland Collection Super Aussie.

Cachecol verde:
   - My first lace scarf, publicada no livro "Warn Knits,Cool Gifts" de Sally & Caddy Melville;
   - o fio é o maravilho e infelizmente descontinuado Camelino, da Knit One Crochet Two. 

Nenhum comentário: