terça-feira, 8 de maio de 2012

Nosso canto!

Ando muito entretida nos últimos dias com o ótimo livro da Adélia Borges, "Design + Artesanato - O caminho Brasileiro". Tenho muito o que falar dele aqui, mas por enquanto vou contar só que ontem à noite li um trecho mencionando a existência de associações de fiandeiras - mulheres que fiam - no Brasil. Toca a pesquisar na internet, e de repente descubro o quê? Que existe o Canto das Fiandeiras.


Eu devo ser muito sentimental. Comprei minha roca em novembro passado, sem nunca ter visto uma e sem jamais ter visto ninguém fiar. Achava que estava solitária nisso e no sábado conheci a Cecília, do Sítio Duas Cachoeiras, bem pertinho daqui, que também fia (mostrei na postagem anterior). E agora surge esse canto. Que gostoso, né, Cecília?

E essa é a letra:

A roda que eu fio nela, ô senhora
É só eu que ponho a mão, ô senhora

Ou então minha cunhada, ô senhora
que é muié do meu irmão, ô senhora

As panela lá de dentro, ô senhora
Tá fervendo numa lida, ô senhora

Uma de boca pra baixo, ô senhora
Outra de fundo pra riba, ô senhora

A roda qu'eu fio nela, ô senhora
Sabe lê, sabe escrevê, ô senhora

Só não sabeme dizer, ô senhora
Quanto custa um bem-querer, ô senhora

Fia, fia minha roda ô senhora
Pra acabar com esse algodão, ô senhora

Pra fazer muita roupinha ô senhora
Pra dona da fiação ô  senhora 


Dia bom começa assim.

Inté!

Nenhum comentário: