segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fibras Made in Brazil

Demora, mas acontece: há empresas bacanas produzindo fios 100% naturais no Brasil - em pequena quantidade e preços ainda um pouco altos, mas isso deve melhorar se houver demanda. Já falei sobre a La Rocca aqui. E hoje quero mostrar um pouco o trabalho de outro pessoal.

Fazenda Caixa d'Água fica em Dilermano de Aguiar, RS, e lá são criadas as raças Merino e Texel; há tempos eles oferecem em sua loja virtual fibra natural para fiar ou fazer feltragem, e fios artesanais naturalmente coloridos ou tingidos através de processos vegetais. Os fios costumavam ser do tipo bulky - para agulhas nº 9 a 12! Agora eles estão lançando também um fio mais fino, para agulhas de tricô nº 4 a 6. Tem à venda também no Bazar Horizonte e as cores - naturais! - são lindas. Estas são apenas algumas:


Cada novelo tem 200 gramas ou 380 metros. Dá para um belo xale ou um bolero. No Bazar Horizonte está custando 49 reais.

É, eu sei: é caro. Mas aí a gente precisa comparar um pouco: há fios moderninhos, daqueles divertidos, que custam um terço desse preço; mas cada novelo só tem 100 metros - ou menos. Alguns farão uma comparação diferente: dirão que há fios tradicionais no mercado,100% acrílico, que custam 8 reais o novelo. São fios que estão no mercado há anos. Aí eu pergunto o que é melhor: ter cinco suéters que saíram baratíssimo, mas são 100% sintéticos e contribuíram para prejudicar o meio-ambiente; ou ter um suéter arrasador, exclusivo, com toque extra-macio, totalmente natural, que custou um pouco mais caro?

É um caso a se pensar. E daqui para a frente teremos cada vez mais que fazer escolhas como essa. Hoje mesmo comi minha saladinha orgânica de baby alfaces, da Jatobá; custa perto de 7 reais - contra 2 reais de um pé de alface comum. Mas ainda está difícil optar sempre pelo mais natural - por causa do alto preço.  No entanto, esses preços só vão baixar quando houver uma demanda adequada, que valorize o produtor dedicado a fornecer um artigo orgânico e praticar o comércio justo. Para isso, vamos ter de aprender a consumir menos, mas consumir do melhor. Melhor para a gente e para o planeta todo.

Hoje cedo assisti a um filminho muito bacana postado no facebook por uma amiga - mostra bem tudo isso:


Boa semana a todos!

Nenhum comentário: