segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Primeira do ano!

2012 começou com muuuuuita chuva aqui no Sul de Minas. Passamos o dia 1º em casa vendo filmes com as crianças - e eu aproveitei para fiar!

Eu e minha roca já somos amigas de infância; é relaxante fiar, não faz barulho, é um processo até meditativo... E aqui estão os resultados de meus primeiros esforços:


Esta é uma bola contendo cerca de 120 metros; eu preparei dois fios e depois enrosquei os dois juntos (em inglês, esse processo de enroscar dois ou mais fios juntos é chamado de "plying"). Primeiro eu tentei tingir de rosa usando suco de uva (é possível tingir fibras usando ki-suco ou qualquer outro suco de pacotinho sem açúcar); pareceu dar certo - tirei da panela uma maçaroca de lã rosa-chá! Mas depois de seca a meada ficou  cor-de-burro-quando-foge - meio rosa, meio bege... e muito feia!


Ainda bem que é possível tingir por cima! Apelei para os tubinhos de tinta da Tupy - o Tupycet é apropriado para lã. Misturei um pouco de azul marinho e azul turquesa, empapei a meada, embrulhei em filme plástico e fixei a cor na panela de vapor. Mais tarde mostrarei como se faz isso. Gostei do resultado: ficou um azul quase sólido, com um ligeiro efeito "hand-dyed" - falhas sutis na cor que evidenciam o tingimento artesanal. 

Pena que a lã ficou um pouco grossa demais para meu gosto. Eu estava insegura e os dois fios bases - chamados de "singles" em inglês - saíram mais grossos do que deveriam; quando enrosquei os dois juntos ficou um baita fio, da grossura da Pingouin Paratapet - aquela que se usa para bordar arraiolo.

Essa segunda meada, abaixo, tem cerca de 160 metros e já saiu uma lã mais fina. A peça de madeira ao lado é um niddy-noddy: tem um jeitinho certo de enrolar nele o fio, e cada volta dá uma jarda - aproximadamente 0,91 m. Depois é só remover e amarrar a meada - estará pronta para o tingimento. 



Agora que estou me sentindo menos novata tomei coragem e estou fiando a lã naturalmente colorida que mostrei na última postagem - produzida pela La Rocca. Estou conseguindo fiar bem mais fininho:


Esta cor é um bege misturado com tons cinzentos; tem também a marrom café e a branca. Depois de fiadas, pretendo brincar com as cores na hora de fazer o "plying"; vou tentar enroscar três fios juntos, fazendo combinações diferentes: 
marrom + bege + branco; 
marrom + marrom + bege; 
bege + bege + branco; 
etc. 

Vi um projeto assim na revista Spin-off do outono de 2011: com apenas três cores de fibra foram obtidas inúmeras tonalidades de fio. E eu, que já estou me achando, vou tentar reproduzir o efeito!

Para transformar as mechas de fibra em fio é preciso seguir as etapas:

1. Mecha penteada;
2. Separei com as mãos uma seção com cerca de 1,50m de comprimento;
3. Dividi essa seção em mechas menos espessas;
4. De novo... (a espessura desejada depende do fio que se pretende fiar);
5. Enrolei frouxamente as mechinhas obtidas;
6. Rolinhos prontos para fiar;
7. Extremidade que sobrou da última vez que fiei;
8. Juntei a ponta que sobrou com a ponta do novo rolo;
9. Comecei a desfiar as duas pontas juntas antes de deixar a torção formar o fio.

Ainda estou devendo um vídeo - não esqueci! É que meu marido - entendido dessas coisas aqui em casa - está trabalhando na produção de um vídeo para o aniversário de 15 anos de minha filha, daqui a duas semanas. Depois ele não me escapa!

Também não esqueci que prometi falar de diferentes tipos de fios que temos no mercado; cheguei a postar uma foto dias atrás e prometi esse assunto para a próxima postagem; mas aí minha roca chegou e eu me empolguei, né? 

Em breve - dessa vez é pra valer!


3 comentários:

Rosâna Ruiz disse...

Jane, primeiramente Feliz Ano Novo, eu como filha de mineiros sempre admirei essa tecnica de fiar , deleito nas suas palavras ,parabéns pelo trabalho e por passar esses ensinamentos, bjs

Rosie disse...

Se vc usar usar suquinho com adoçante, a lã vai se revoltar e ficar com uma cor bem esquisita (kkk). Não pode ter açúcar nenhum?

Jane Rotta disse...

Respondendo para a Rosana e a Rosie:

Obrigada, Rosana!!! Você costuma vir para essas bandas?

Rosie, nas instruções que li diz para não usar preparado para suco com açúcar ou mesmo adoçante; eu não achei um produto sem nada - então usei com adoçante. Já me disseram que se tiver açúcar vira uma melação só! Mas como deu certo com adoçante, um dia eu arrisco! rsss