quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Experimentos

Eu tinha dito que planejava fiar a lã naturalmente colorida e criar fios do tipo 3-ply - três singles torcidos juntos. Mas a impaciência foi grande - mal comecei a fiar a segunda cor e fiquei louca para criar uma primeira combinação. Então fiz o plying só com dois singles, mesmo - o bege-acinzentado e o marrom.

Aqui vão os detalhes da experiência; as fotos não estão muito boas porque estava chovendo horrores e eu fotografei dentro de casa: o flash da máquina é acionado e as imagens ficam com brilho demais, cores alteradas, essas coisas.

A primeira etapa era ter bolas prontas de singles nas duas cores:
Em seguida, posicionei as bolas para a roca fiar; eu poderia ter fiado a partir das próprias bobinas, utilizando um suporte chamado lazy kate; mas eu preferi passar os singles das bobinas para o niddy-noddy - o que ajuda a distribuir a torção e me permite saber a metragem; aí não dá para fiar a partir de meadas - foi preciso transformá-las em bolas: 

Finalmente, uma meada prontinha,medindo 180 jardas (cerca de 160 metros):
 

Também não gostei muito desse fio 2-ply: não achei que a definição do ponto ficou boa. Enfim, agora é partir para a produção mais cuidosa e visando um fio mais clássico. Já estou aqui fazendo o plying das outras três meadas mais claras - torcendo os três singles juntos. Parece que vai ficar bem mais bacana. Mas isso eu mostro depois.

Inté!

Nenhum comentário: