domingo, 18 de dezembro de 2011

100% merino, 100% brasileiro

Estão me perguntando que material eu tenho fiado. Pois bem. Eu tinha lido que a lã é o material mais fácil para quem está aprendendo a fiar: ela tem as fibras alongadas, ao contrário do algodão, por exemplo. E eu também estava frustrada porque via peças tricotadas com lã de verdade no Ravelry, e aqui no Brasil eu não estava encontrando fios assim. Fiz uma pesquisa e descobri a La Rocca, em Rosário do Sul, RS. Fiz o contato e fui atendida pela Andréa Irion, que é super atenciosa; e meu Merino chegou a jato! Depois da primeira encomenda já fiz outras, e o pacote sempre chegou rapidinho. O preço é bom e a lã é linda - além de render muuuuuito!

Das raças lanadas, o Merino, de origem australiana, é considerada a melhor para produção de lã (há raças de carneiros criadas só para corte). Não pus a mão em velos de outras raças, ainda, mas arrisco dizer que o merino é maravilhoso!

A La Rocca dedica-se à fiação artesanal mesmo, em roca de pedal. Eles têm a lã branquinha, que tem cara de creme chantilly, e algumas tonalidades naturalmente coloridas - beges, cinzas, marrons. O carneirinho já era assim - nada de tingimento artificial. Pode-se comprar a lã já fiada, ou meadas penteadas, prontas para fiar. Este foi o último pacote que recebi deles:




A La Rocca não tem site, e eu não entendia o motivo; aí, olhando fotos da fazenda no facebook, percebi que eles devem querer passar mais tempo no campo do que na frente do computador! Ô inveja!

2 comentários:

Unknown disse...

Ola,

voce sabe me dizer onde encontro fio sintetico do tipo la merino para comprar? Pode ser algodao, bambu etc queria fazer aquela tranca tipo newborn mas sou vegana e so consigo encontrar esse fio de origem animal. So consegui encontrar em sites internacionais mas esta muito caro por causa do dolar

muito obrigada
Amanda

Unknown disse...

Onde comprar la de merino?
Obg!